
Para começarmos essa conversa devemos admitir que o mangá e o mesmo que uma revistinha em quadrinhos com as seguintes diferenças, o mangá e totalmente em preto e branco, pelo menos a historia sua capa e algumas paginas iniciais são coloridas e a leitura dessa revistinha oriental e feita da direita para a esquerda.
Tendo isso em vista agora podemos começas a falar o que e o mangá, ele nasceu na era feudal por causa do teatro das sombras que eram feitas relatando grandes batalhas daquela era, com isso e a necessidade de ter relatos desses feitos eles começaram a fazer "pergaminhos" com esses relatos e também utilizando ilustrações.
Com o passar dos anos ele foi se desenvolvendo aos pouco tendo uma paralisação total durante a 2* Grande Guerra Mundial, volto no fim dela em meados de 1945, com a reconstrução do seu pais e a entrada de estrangeiros no pais os mangás sofreram forte influencia do ocidente e dessa forma começaram a ser estruturados como livros.
Nessa mesma época ouve grande investimento na aria literária do pais e como os mangás já eram praticamente livros a unica diferenças e que eles eram feito em maior quantidade e com um custo menor ele se torno um grande sucesso entre as massas em questão de acessibilidade e facilidade de compreensão e um conforto em um pais em reconstrução apos a guerra.
O nome dado a um mangá que e animado por computador e chamado de anime como o próprio nome diz e simplesmente dar movimento ou animar no sentido de dar vida a algo que não tinha, ja quando ele e transformado em filme onde se utiliza pessoas reais ele e chamado de "anime action" ou animação de ação, mesmo o anime não sendo desse gênero.
A era de ouro para os animes foi nos anos 50 onde o foi literalmente o momento mais alto em vendas de mangás, um dos motivos foi porque naquela época a falsificação ou pirataria eram coisas quase inexistentes nessa are em especifico, tento um caindo e muito em questão a um concorrente " O livro de bolso" que sem utilizar imagens tinham o enredo em sua mair qualidade e sendo mais fácil de se manusear ele desbanco os mangás do seu trono.
Hoje em dia mesmo ele sendo bem difundido em toda a sociedade por causa da pirataria e falsificação não e mais vendido como antes desestimulando os novos mangákas e dificultando ter uma maior variedade de historias.
Mangákas e o nome dado aqueles que fazem os mangás, essa palavra significa desenhista e hoje em dia e um ramo de trabalho bem complicado e árduo dependendo do contrato que eles fazem com as empresas que distribuem o mangá eles tem que entregar semanalmente um mangá para a empresa ou a cada duas semanas por ai vai ate chegar no anual.
Mas como eles fazem isso? bem graças a revolução industrial e a modernização de todas as arias da sociedade hoje em dia eles só precisam fazer um mangá o matriz e a empresa utilizando maquinas de excelente qualidade fazem varias copias!
Uma coisa bem diferente na palavra "mangá" e que seu anagrama ou forma de escrita pode se entender como desenho irresponsável, isso pois eles não são obrigados a ser verídicos nas suas historias e bem no inicio era mal remunerado sendo assim mal visto essa profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário